Para sempre no Planeta dos Macacos
Luiz Saulo Adami, brusquense aficionado pelo filme O Planeta dos Macacos. Essa, talvez seja a melhor forma de definir o escritor que, desde quando assistiu ao longa metragem, produzido nos idos de 1968, decidiu que este seria o seu objeto de pesquisa por toda sua vida. Pesquisa essa, que ele mantém até os dias de hoje.
Para Saulo, o melhor filme de ficção científica já feito, Planeta dos Macacos (Planet of the apes), baseado no romance de Pierre Boulle, Le Planéte des Singes, conta a história da experiência de um astronauta que sobrevive a uma missão espacial, aterrissando num planeta igual a terra. Ao pousar, ele descobre que aquele lugar era dominado por uma raça de macacos falantes. Eles dominam e escravizam seres humanos, que são mudos.
Após anos de coleção e pesquisa intensa, buscando reunir dados e materiais que lhe remetessem a produção do filme, Saulo resolveu compilá-los e transformar tudo num livro. O resultado foi O único humano bom é aquele que está morto (1996), uma revisão completa das séries de cinema e televisão da saga O Planeta dos Macacos das décadas de 1960 e 1970. Seus bastidores, sua história e seu sucesso, se encontram explicados de maneira sucinta para que o leitor se apaixone da maneira que Adami se apaixonou pela trama.
O livro, hoje disputado em vários leilões, está com todos os volumes vendidos e, atualmente, , é considerado um item de disputa entre os colecionadores. O resultado, porém, foi muito maior do que esperado, rendendo a Adami um reconhecimento até mesmo internacional, fazendo-o, através de contatos obtidos, visitar os EUA e conhecer de perto os bastidores onde foi realizado o longa. Em certa ocasião, ele foi até mesmo caracterizado como um macaco. Adami conta que o processo leva três horas para ser concluído.
Esaa experiência lhe rendeu material suficiente para uma segunda publicação. Diários de Hollywood: um brasileiro no Planeta dos Macacos (2008), que ainda se encontra disponível nas livrarias brusquenses (e não só brusquenses), é uma espécie de biografia sobre suas experiências com pesquisas, viagens e maquiagem sobre o universo ficcional da série de filmes O Planeta dos Macacos.
Essa foi uma homenagem da Rádio Cidade aos 45 anos, completados na sexta-feira (8), de produção deste épico cinematográfico que marcou, e no caso de Luiz Saulo Adami ainda marca, a vida de muitas pessoas ao redor do mundo.